Turismo de Habitação, Reabilitação e ampliação de antigo posto de abastecimento
Projecto: 2016-2018
O edifício existente albergará duas salas de café, sendo uma conseguida através do fecho de alpendre com envidraçado, e a outra no mesmo local da actualmente existente; albergará ainda parte das instalações sanitárias públicas, cozinha, despensa e uma sala privada.
A ampliação consistirá num volume de dois pisos, com cobertura plana, edificado nos lados da fachada lateral direita e fachada posterior do edifício existente. A ampliação no lado lateral será vazada ao nível do piso 0, constituindo o espaço sob a laje estacionamento coberto para 4 automóveis (um dos quais reservado a pessoas com mobilidade condicionada). A cércea deste volume alinhará, tanto na vertical como na horizontal, pela linha e plano verticais definidos pela cumeeira do telhado do edifício existente. Implantada desta forma, a ampliação acautela o impacto visual das arcadas do edifício original, mantendo totalmente desimpedida a visibilidade do seu pitoresco alpendre a partir da E.N.119. Por outro lado, ocupa também o lado onde é menos cuidado o desenho de composição de fachada. Do lado esquerdo do edifício, não haverá lugar a edificação.
No espaço vazio entre a ampliação e os muros perimetrais existentes, localizar-se-ão as zonas exteriores de serviço e um pátio privativo, destinando-se todo o espaço exterior remanescente a zonas de estar arborizadas e ajardinadas e estacionamento automóvel para utentes.
No total, o empreendimento albergará 6 quartos de hóspedes (com casas-de-banho privativas), um apartamento T1 para residência em permanência dos proprietários ou de um seu representante, e demais zonas de serviço.